Blog do arquiteto e artista plástico Josael de Oliveira

Depoimento do artista:

 

 

“O meu trabalho aborda o ser humano com sua força, angústia e fragilidade. Seu relacionamento com a sociedade, a inércia, o tédio, a autocomiseração e a indiferença, o individualismo e a solidão. E outras pressões que atingem o homem moderno. É um questionamento e um alerta sobre o ser social e seus valores emergentes, profundamente desamparado quando ser solitário”.

 

   Josael de Oliveira

 

         Olinda, 06 de fevereiro de 1996.

 

SUDARIANO

 

 

SUDARIANO é o título da série atual das minhas pinturas.

 

A idéia (Sudariano) foi uma proposta de arte performance-conceitual para os meus alunos da Oficina de Arte (curso paralelo ao de arquitetura que faziam no 1º. Semestre da Universidade de Guarulhos – SP) remeteu-me a História Cristã: a face de Cristo gravada  com o suor Dele no tecido por Madalena e no linho que o cobriu quando faleceu, o Santo Sudário.

 

            As imagens que fixo na tela, no tecido, etc., são obtidas inicialmente, através da impressão digital-corporal e em seguida trabalho essas imagens reinventando-as, redesenhando-as, criando e recriando, superpondo outras imagens (figurativas) e complementando-as a partir do que vejo ou sinto nessas formas nessas imagens.

 

            O processo consiste em atintar os modelos e em seguida obter as imagens no suporte desejado (tela, tecido, náilon, etc.) para em seguida ter o quadro pronto, pintado: a criação.

 

                          Josael de Oliveira

 

            Olinda, 16 de dezembro de 2003 e 06/set.e 08/dez./2007

 

 

 

 

 

PS: o título Sudariano surgiu a partir da minha proposta para os alunos de arquitetura da Faculdade Farias Brito que participavam como meus alunos da Oficina de Arte – curso de etensão universitária – e que resultou em um curta metragem sendo tudo feito por mim, como fundo musical, textos (colaboração da Dina), legendas, cortes, etc. sem recorrer a laboratórios ou mesmo a estúdio de som.

Esse ensaio filmado em Super 8 por Dina e Josael foi muito solicitado e projetado pelos Centros Acadêmicos de Universidades, Faculdades e na Pinacoteca de São Paulo.

O título do curta-metragem Sudariano é de autoria da Dina, minha mulher. A partir de 2000 resolvi expor algumas telas (sem o chassi) e dei seguimento a essa proposta produzindo uma série de telas com o título de Série SUDARIANO.

16 Respostas para “Blog do arquiteto e artista plástico Josael de Oliveira

  1. Gostaria de fazer uma cotação de preço de uma Litogravura de 50×70 de 1980.
    Fico no aguardo o mais rápido possível.

  2. josael de oliveira

    R$ 500,00 (QUINHENTOS REAIS).

    PS – O Amaury Jr gentilmente publicou algumas notas sobre minhas exposições individuais na Galeria Portal (SP 1975) e Studio José Duarte de Aguiar (1981) e também uma foto minha (feita por Cláudio Libeskind) divulgando minha individual na Galeria Atualidades (da Hebraica- SP 1981).
    Mando um abraço pra ele e gostaria de ter seu email e telefones.
    Os meus: 81 3439 4977 e 81 8803 0736.
    Josael de Oliveira

  3. O tempo passa e deixa marcas e lembranças maravilhosas!!! Reconheceria um quadro seu à kilómetros de distância, mestre!
    Saudades….Beijos carinhosos a você e a minha querida Dina.

    Patty

  4. Querido Mestre,
    Quanta saudade dos seus ensinamentos e papos maravilhosos, espero revê-lo muito breve.
    Um grande beijo a você e toda a família.
    entrarei em contato.
    Valda.

  5. JOSAEL, JOSAEL….ONDE ESTÁ QUE NÃO RESPONDES!
    EM QUE PAÍS, EM QUE PLANETA, EM QUE ESTRÊLA TE ESCONDES!!!!?????
    rs rs
    VOCE JÁ PENSOU EM USAR UM MODELO VIVO DE TERCEIRA IDADE?
    SERÁQUE VOCE VAI LER ISSO?
    AMEI LER SOBRE OS SUDARIANOS E ME LEMBRAR DO SEU TRABALHO EM BRASILIA!
    GRANDE MESTRE…EMBORA EU NÃO PINTE NADA.
    MESTRE TAMBEM NA VIDA!
    SEU ETERNO ADMIRADOR.

  6. P.S. BEIJÃO NA DINA E NOS MOLEQUES…..NOSSA…DEVEM ESTAR UNS HOMÕES, JÁ!!!!!!!
    SABE QUE ATÉ HOJE EU CHAMO AS PESSOAS DE ” MEU LINDO”””, PORQUE OUVIA VOCE CHAMANDO OS SEUS MENINOS ASSIM, E SEMPRE ACHEI LINDO E CARINHOSO!?
    SERÁ QUE VOCE VAI LER ISSO?

  7. muito bom encontrar a velha turma…. bons tempos josael mestre hehehhee da pintura aprendi muito com vc meu amigo e gostaria de reencontrqr a turma toda abraços marco tullio, arquiteto, urbanista e artista plastico

  8. bom eu de novo o unico que tenho contato e o marcus campanario, to em ribeirao preto interiorrrrrrrr bem bom, quem quiser meu email e marco_frossard@hotmail.com

  9. Meus QUERIDOS, muito bom ter tocado em uma tecla agora, às 00h32min, domingo, 4abr2010 e ter tido essa gratíssima surpresa e alegria com essas mensagens. MARAVILHA!!!
    Celso Batista tô em falta com vc. Me aguarde. Lindas as suas msns. Muita gentileza da sua parte. O Pietro Paolo é mestre em Física Nuclear e já está no 5º período do seu doutorado. Casou com a Mariana em 17/março deste ano. E o Leonardo David já já casa com a Bruna q é uma jovem dendista e muito competente, inclusive é a minha dentista, claro!
    Meus lindos, queridos amigos do meu coração e ex-alunos de desenho e pintura, Valdinha e Marcos Túlio nossa que alegria misturada com muita SAUDADE, há tempos que gostaria de ter notícias de vcs!!! Nossa, que BOM! Tomara que vcs leiam e por favor divulguem para nossos queridos: Patría, Clara Natsue, a Neuza, Milena e a sua simpática e talentosa mãe que fez uns pastéis lindos. Estou morrendo de sono mas com imenso prazer em escrever-lhes. Bjs e abraços apertados e saudosos. 81 3439 4977 – 81 8803 0738 – 81 9461 8996

  10. Patrícia Nemecek,
    Acho que já o sono, engoli uma letra do seu nome (Patría ao invés de Patrícia). Bjs pra vc e sua família.

  11. Olá Josael, eu me chamo Moises estou sem noticias de você a 30 anos, será que você pode me passar seu email ou telefone fui muito seu amigo.

    Estou dando o email do meu filho.

  12. QUERIDO E SAUDOSO MESTRE
    QUANDO O VI NESTAS FOTOS QUE ALEGRIA SE APORTOU E TOMOU-SE DE MIM, PAREI NO TEMPO, ESTE SE REFEZ EM QUANTO UMA SAUDADE NOS FAZ REVIVER OS BONS SENTIMENTOS DE TER EXISTIDO D´ENTÃO, E FORTALECENTO UMA INAUDITA FELICIDADE:
    IMPINTAVEL, IN-ARTÀVEL. MAS O VIVEMOS COM MAESTRIA E ARTE…

    COM A MAIS PERFEITA ESTIMA
    ERGUN BALIK

    ERGUNBALIK@HOTMAIL.COM

  13. Só soube agora que Josael partiu em 2010… Saudades…!

  14. Ricardo Henriques

    Sem dúvidas vcé o melhor artista plastico do mundo! meu voto é esse! fraternal!

Deixe um comentário